Este ano, a cidade da Praia é palco das celebrações a nível mundial, do Dia Mundial da Água, sob o lema “Não Deixar Ninguém para Trás”. Uma das atividades que faz parte do I Fórum Internacional sobre a Escassez da Água na Agricultura, organizado pela FAO, que conta com a parceria do Governo de Cabo Verde, que decorre de 19 até esta sexta-feira, 22.

Nesta ocasião, acontece ainda, o lançamento do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água (WWDR 2019), intitulado "Não deixar ninguém para trás".

Em simultâneo às sessões temáticas da WASAG acontecem eventos paralelos como exibição de posters científicos e exposição sobre soluções e tecnologias do setor da água e agricultura, no adro da Assembleia Nacional.

“Cabo Verde face a Escassez da Água”, “Água e Migração”, “Preparação para a Seca”, “Mecanismos de Financiamento para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”, “Água e Nutrição”, “Uso Sustentável da Água na Agricultura” e “Agricultura Salina”, foram os temas debatidos durante as sessões temáticas do Fórum.

O I Fórum Internacional da WASAG sobre Escassez de Água na Agricultura arrancou com visitas de campo, efetuaram no passado dia 19, à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Tarrafal que permitiram-lhes conhecer alguns projetos no domínio do tratamento e reaproveitamento de águas residuais.

Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Todos os anos, a efeméride destaca um aspeto específico sobre este líquido de extrema e absoluta importância para a existência da vida e são promovidos diversas atividades que auxiliem conscientizar a população em geral sobre a importância da preservação da água.