Tem havido várias reclamações sobre a demora na correção de roturas, principalmente quando estas forem no asfalto. Uma intervenção que requer certa planificação, visto que nem sempre o lugar onde a água está a correr é o local onde se encontra a rotura.
O corte e a reposição de asfalto, acarreta grandes custos, pelo que este tipo de intervenção tem de ser bem planeada.
Pensamos ser necessário esclarecer aqui os procedimentos que devem ser seguidos para a correção de roturas nos asfaltos.
Quando se registar uma rotura de pequena proporção, continua-se a fazer distribuição, mas de forma intermitente para observar ou ter melhor precisão de onde surge o vazamento. Mas se for uma rotura em que a quantidade de água perdida é grande fecha-se logo a rede/válvula para planear uma intervenção imediata.

Contudo esta intervenção só será iniciada com a autorização das Câmaras Municipais que a emite a partir da apresentação de alguns documentos. Frequentemente recorre-se também a ajuda de agentes de trânsito para minimizar os constrangimentos na circulação de veículos e peões

Muitas vezes é necessário trabalhar à noite ou de madrugada (no momento de pouco fluxo de carros) usando equipamentos de detecção de fugas para descobrir com precisão a localização da perda.