Os técnicos da empresa Águas de Santiago durante a demonstração do Sistema de Telegestão aos visitantes, na Feira EXPOSANTIAGO, receberam na tela do ecrã de apresentação, sinal de presença de 3 indivíduos na estação de bombagem de Torre, em Santa Catarina, por volta das 21 horas do dia 17.

De imediato, a equipa depois de ter alertado a Esquadra da Policia Nacional, dirigiu-se ao local, bloqueando o caminho de fuga aos gatunos, que logo, ao se aperceberam-se da viatura da empresa acompanhada da Policia, puseram-se em debandada, abandonando o veículo em que seguiam no local com os equipamentos roubados e desfazendo-se ao longo do percurso da fuga das máscaras, luvas e outros apetrechos de disfarce.

Os meliantes arrombaram a fechadura do portão de acesso à infraestrutura e na tentativa frustrada de arrancar a força bruta alguns equipamentos tentaram danificar peças do sistema. 

Se não fosse a deteção pelo sistema de telegestão da AdS e a pronta reação dos técnicos da empresa, a cidade de Assomada correria o risco de ficar com o abastecimento de água condicionado nos próximos dias devido ao intento repudiável. 

A AdS condena veementes estes atos de vandalismo que tem ocorrido frequentemente nas suas infraestruturas, nos diferentes pontos da ilha, condicionando o regular abastecimento de água.

O Sistema de Telegestão permite a Águas de Santiago controlar à distância e ao alcance de um sistema operativo, inclusive num telemóvel, elementos importantes das suas operações quais sejam, nível de água nos reservatórios, quantidade disponíveis, acompanhamento das estações de bombagem e processo de distribuição.