A higienização e desinfeção dos reservatórios de armazenagem de água trata-se de uma atividade muito importante incluído no programa de controlo operacional do sistema de distribuição de água que visa prevenir e reduzir os potenciais riscos de contaminação microbiológica.
Os reservatórios em funcionamento devem ser limpos e desinfetados pelo menos uma vez por ano e sempre que estiverem fora de serviço, como por exemplo, se for reabilitado ou realizado qualquer outra atividade que permita a entrada de contaminação no sistema de abastecimento. Paralelamente, os reservatórios novos devem ser submetidos a mesma operação antes de serem postos em funcionamento.
Para a realização desta ação primeiramente faz-se a inspeção da estrutura para depois preparar as tarefas de higienização e desinfeção. Feito isto, seguidamente faz-se: a limpeza e desincrustação/neutralização do reservatório, a desinfeção, o enchimento do reservatório, e finalmente, a medição de cloro residual e PH tanto no local como nos laboratório da AdS.